Pular para o conteúdo principal

SEPPIR lança Guia de Políticas Públicas para as Comunidades Quilombolas

Lançamento ocorreu no último dia 25, durante a Plenária Nacional das Comunidades Quilombolas, realizada em Brasília (DF)

 brasil-quilombola

 

Por: Ana Paula Santos
Em abril, um decreto assinado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, convocou a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que será realizada de 5 a 7 de novembro, em Brasília (DF), com o tema "Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo".
Neste período de mobilização rumo à III CONAPIR, representantes da sociedade civil, dos municípios e dos estados brasileiros estão em etapa preparatória para escolherem os delegados que vão ajudar a construir as políticas públicas para os afrodescendentes nos próximos anos.
No último dia 25, foi encerrado o ciclo de realização das plenárias nacionais, que englobaram povos ciganos, comunidades tradicionais de matrizes africanas e quilombolas. Na ocasião, o Brasil de Fato conversou com a ministra de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, a Secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais (SECOMT), Silvany Euclenio, e o diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro (DPA) da Fundação Cultural Palmares (FCP), Alexandro Reis. Eles participaram da Plenária Nacional das Comunidades Quilombolas, em Brasília (DF).
A data escolhida para o encerramento das plenárias é significativa na agenda da comunidade negra, por ser o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. A ministra Luiza Bairros aproveitou o momento para saudar a todas mulheres negras e lançou o Guia de Políticas Públicas para as Comunidades Quilombolas, projeto que trata do acesso à terra, infraestrutura e qualidade de vida, desenvolvimento local e direitos à cidadania. O guia é uma ferramenta importante para orientar as comunidades remanescentes de quilombo em todo o país. Além disso, contribui para o trabalho da SEPPIR, que tem feito um esforço para que o Programa Brasil Quilombola (PBQ), implantado pelo governo federal desde 2004, chegue até as comunidades, assim como todos os outros programas.
De acordo com a ministra, a efetivação destas políticas públicas dependem de ações conjuntas entre municípios e os ministérios. Nesse sentido, o guia fortalece a articulação com a Fundação Cultural Palmares ( FCP), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Ministério da Saúde (MS), o Ministério da Educação (ME), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), entre outros. Além disso, ressalta a importância da participação das comunidades tradicionais neste processo. "Espero que na III CONAPIR o debate possibilite aos participantes identificarem os obstáculos que impedem a efetivação das políticas de igualdade racial", explicou a ministra.
Há, hoje, mais de 2.100 comunidades quilombolas certificadas pela FCP. A fundação realiza uma força tarefa para certificar mais comunidades. Além disso, busca instrumentalizar as comunidades quilombolas através do trabalho de assessoria jurídica em parceria com a Defensoria Pública, com o objetivo de auxiliar aquelas envolvidas em conflitos de terra, como é o caso do Quilombo Rio dos Macacos, na Bahia. "Estamos trabalhando em parceria com a SEPPIR no programa Brasil Quilombola e assinamos um convênio com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) para fazer o mapeamento destas comunidades no estado e capacitá-las para trabalharem com economia criativa", afirmou Alexandro Reis.
A secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais, Silvany Euclenio, disse que este é um momento de maturidade, pois nos 10 anos de implantação da SEPPIR o principal desafio dos afrodescendentes no Brasil tem sido dialogar com o Estado, monitorar as políticas públicas que garantam a cidadania de modo que respeitem as identidades e especifidades desta população.


Fonte: Brasil de Fato

Fonte: http://www.geledes.org.br/

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vênus Negra (Vénus Noire)  Abdellatif Kechiche é um diretor primoroso, recentemente seu nome ganhou notoriedade com o " Azul é a Cor Mais Quente ", mas seus filmes anteriores são tão bons quanto. "Vênus Negra" baseado em fatos reais retrata a sordidez humana. Saartjie, a Vênus Hotentote, nascida em 1789 às margens do Rio Gamtoos, no atual Cabo Oriental, na África do Sul, é pertencente à família Khoisan, mais conhecida como bosquímanos. Uma das características das mulheres bosquímanas era a protuberância das nádegas, por excesso de gordura, fenômeno conhecido como esteatopigia. Ela foi serva da família Baartman, agricultores holandeses que moravam nas proximidades da Cidade do Cabo. Convidada e iludida para se apresentar em espetáculos em Londres a fim de adquirir dinheiro acaba sendo humilhada de diversas maneiras. A atriz cubana Yahima Torres deu vida a inocente Saartjie, seus olhares e silêncios nos dizem e emocionam muito, descobrimos um pouc
Unidos pelo sangue e pela farda Ao ler a reportagem da Revista Aerovisão com o título que copiei acima, achei maravilhosa e mais um exemplo de vida em família para ser divulgado e servir de inspiração para muita gente. Além do irmão mais velho, dentro de uma família de sete filhos, quatro irmãos também seguiram a carreira militar na Força Aérea Brasileira, as decisões foram baseadas em determinação e estudo. Leia! Por Isis    " Preciso de um palco. Sem ele não sou nada”. A frase do pianista e compositor francês de óperas Georges Bizet, autor de clássicos como Carmen e Ivan IV, sintetiza a vida de quem trabalha com música. Todo músico vive uma simbiose com o curto momento em que as luzes se acendem, a orquestra começa, a plateia se emociona e, no final, os aplausos são a sequência do fechar das cortinas. Assim, o Segundo Sargento Músico Paulo César Ramos Rezende, 32 anos, lembra que foi em um palco um dos momentos mais importantes de sua carreira c
Hebreu Israelita Despertanto a Nação Eleita de Yah AS TRIBOS PERDIDAS DE YISRAEL FORAM ENCONTRADAS  – PARTE 1 – INTRODUÇÃO » MAPA DA ROTA DO TRÁFICO  DE ESCRAVOS 005 Fonte:  http://hebreuisraelita.wordpress.com