Pular para o conteúdo principal

 Vivendo, aprendendo, observando, etc,...


Desculpe as palavras que usei, mas, é o que eu constatei ao participar de um seminário e durante minha aula de Afrodescendentes na América Latina, após ouvir repetido ponto de vista, “destacando que sempre há um branco ou uma branca que toma a frente para mudar a história dos negros...”, sinceramente custei a acreditar que tinha ouvido isto e mais de uma vez ainda. Os brancos possuem super heróis brancos, os quais os salvam e os outros povos. Ora posso dizer que não foi mais que fazer uma obrigação, um dever, a África não pediu que fosse invadida, que transformasse seus povos em escravos, para anos depois serem salvos, serem encorajados. Todo povo tem sua força, coragem, inteligência, família, riqueza ou pobreza de alma, conduta, caráter.
Acho que infeliz conclusão de quem falou isso, porque ainda precisa continuar aprendendo , estudando e principalmente se integrando com os outros.
Cito ainda o filme Histórias Cruzadas, onde as mulheres, que não conseguiam mudar sua realidade, lutavam para mudar a vida, o futuro dos filhos, quando orgulhosas, via na escola, na faculdade, a salvação para eles. Até mesmo Rosa Parks, lutou bravamente ao se recusar a dar seu lugar no ônibus, em tempo de segregação racial.
É mais que necessárias aulas de qualidade sobre os negros e índios, pois os brancos possuem mentalidades padronizadas, exemplo, “... índios não querem se misturar, não procuram faculdade, não precisa cotas, tem que ser pelo esforço...”, não sabem que já houve e há lutas, muitos esforços, mas sempre com algum bloqueio de divulgação, por mais que se tenham notícias quando de interesse principalmente político.
O “esforço” de Zumbi continua, o “esforço” do índio continua, e seguirá sempre ao encontro do bem viver e não só do bem que preciso para viver.


Isis Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vênus Negra (Vénus Noire)  Abdellatif Kechiche é um diretor primoroso, recentemente seu nome ganhou notoriedade com o " Azul é a Cor Mais Quente ", mas seus filmes anteriores são tão bons quanto. "Vênus Negra" baseado em fatos reais retrata a sordidez humana. Saartjie, a Vênus Hotentote, nascida em 1789 às margens do Rio Gamtoos, no atual Cabo Oriental, na África do Sul, é pertencente à família Khoisan, mais conhecida como bosquímanos. Uma das características das mulheres bosquímanas era a protuberância das nádegas, por excesso de gordura, fenômeno conhecido como esteatopigia. Ela foi serva da família Baartman, agricultores holandeses que moravam nas proximidades da Cidade do Cabo. Convidada e iludida para se apresentar em espetáculos em Londres a fim de adquirir dinheiro acaba sendo humilhada de diversas maneiras. A atriz cubana Yahima Torres deu vida a inocente Saartjie, seus olhares e silêncios nos dizem e emocionam muito, descobrimos um pouc
Unidos pelo sangue e pela farda Ao ler a reportagem da Revista Aerovisão com o título que copiei acima, achei maravilhosa e mais um exemplo de vida em família para ser divulgado e servir de inspiração para muita gente. Além do irmão mais velho, dentro de uma família de sete filhos, quatro irmãos também seguiram a carreira militar na Força Aérea Brasileira, as decisões foram baseadas em determinação e estudo. Leia! Por Isis    " Preciso de um palco. Sem ele não sou nada”. A frase do pianista e compositor francês de óperas Georges Bizet, autor de clássicos como Carmen e Ivan IV, sintetiza a vida de quem trabalha com música. Todo músico vive uma simbiose com o curto momento em que as luzes se acendem, a orquestra começa, a plateia se emociona e, no final, os aplausos são a sequência do fechar das cortinas. Assim, o Segundo Sargento Músico Paulo César Ramos Rezende, 32 anos, lembra que foi em um palco um dos momentos mais importantes de sua carreira c
Hebreu Israelita Despertanto a Nação Eleita de Yah AS TRIBOS PERDIDAS DE YISRAEL FORAM ENCONTRADAS  – PARTE 1 – INTRODUÇÃO » MAPA DA ROTA DO TRÁFICO  DE ESCRAVOS 005 Fonte:  http://hebreuisraelita.wordpress.com