Pular para o conteúdo principal

Projeto feito em Teresina por Escola Municipal forma novos leitores

'Na minha rua todo mundo lê' incentiva a leitura também fora da escola

Leituras para a família (Foto: Divulgação/ Escola Munipal Casa Meio Norte)

Projeto 'Na minha rua todo mundo lê' incentiva a leitura também fora dos limites da escola
(Foto: Divulgação/Escola Munipal Casa Meio Norte)



O desafio de incentivar nos jovens o hábito da leitura é cada vez maior em um mundo acelerado e cercado de estímulos audiovisuais. De acordo com a última pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, 85% dos entrevistados responderam que preferem ver televisão no tempo livre a ler. Essa situação pode ser ainda mais complicada quando se trata de jovens que vivem em ambientes não prósperos à leitura. A mesma pesquisa aponta que a escolaridade, a classe social e o ambiente familiar estão diretamente relacionados ao habito de ler. Dados mostram que quanto maior a escolaridade e a classe social, maior a quantidade de livros lidos.
Entretanto, mesmo diante de diversos fatores desfavoráveis, duas professoras de uma Escola Municipal em Cidade Leste, em Teresina, no Piauí, provaram que formar jovens leitores é uma missão possível. E como se não bastasse, ainda encararam o desafio de propagar o hábito da leitura também entre as famílias e vizinhos dos alunos. A partir dos projetos “Ler para crescer” e “Na minha rua todo mundo lê”, a instituição conseguiu criar uma rede de leitura que ultrapassou os muros da escola.
Preocupadas com o baixo índice de leitura entre os alunos da Escola Municipal Casa Meio Norte, Ruthneia Vieira e Osana Moraes desenvolveram, em 2010, o projeto "Ler para crescer". A iniciativa recolhe doações de livros e estipula metas de leituras mensais para que crianças e jovens de toda a escola se sintam estimulados a mergulhar no mundo das histórias literárias. “Para as crianças que ainda não lêem livros densos da literatura brasileira, estipulamos uma meta de 40 livros por mês. E tem alunos que lêem até mais”, diz Ruthneia. Além disso, o projeto incentivou a construção do Salão do Livro, onde as crianças podem dedicar um tempo a leitura, e o desenvolvimento de atividades como o bate-papo literário.
Empolgadas com os resultados positivos, as professoras decidiram expandir o incentivo à leitura para além da escola. “Percebemos que não bastava incentivar apenas as crianças. Tínhamos que estimular também as famílias”, diz. O projeto “Na minha rua todo mundo lê” tem como objetivo fazer com que, a princípio, as crianças e jovens leiam para suas famílias e vizinhos. “Um conselheiro acompanha as crianças até as casas e, de forma bem informal, oferece uma leitura. Caso a pessoa aceite, a criança lê uma história e já marca uma data para a próxima visita”, explica Ruthneia.
O projeto possibilitou uma conexão entre comunidade e escola que já está gerando bons frutos. “Conseguimos fazer com que muitas mães voltassem a estudar, reconhecessem a importância da leitura e se preocupassem mais com os estudos das crianças”, garante a professora.  Além disso, Ruthneia conta que o aumento dos índices de leitura entre os alunos tem refletido em melhorias no aprendizado e na formação do aluno. “Eles evoluíram no questionamento, na interpretação, na gramática, na concordância e em outros aspectos que se expandem para diversos campos do conhecimento”, afirma.

Projeto Ler para Crescer forma novos leitores na escola (Foto: Divulgação/ Escola Munipal Casa Meio Norte)
Projeto forma novos leitores na escola
(Foto: Divulgação/E.M. Casa Meio Norte)



Fonte: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vênus Negra (Vénus Noire)  Abdellatif Kechiche é um diretor primoroso, recentemente seu nome ganhou notoriedade com o " Azul é a Cor Mais Quente ", mas seus filmes anteriores são tão bons quanto. "Vênus Negra" baseado em fatos reais retrata a sordidez humana. Saartjie, a Vênus Hotentote, nascida em 1789 às margens do Rio Gamtoos, no atual Cabo Oriental, na África do Sul, é pertencente à família Khoisan, mais conhecida como bosquímanos. Uma das características das mulheres bosquímanas era a protuberância das nádegas, por excesso de gordura, fenômeno conhecido como esteatopigia. Ela foi serva da família Baartman, agricultores holandeses que moravam nas proximidades da Cidade do Cabo. Convidada e iludida para se apresentar em espetáculos em Londres a fim de adquirir dinheiro acaba sendo humilhada de diversas maneiras. A atriz cubana Yahima Torres deu vida a inocente Saartjie, seus olhares e silêncios nos dizem e emocionam muito, descobrimos um pouc
Unidos pelo sangue e pela farda Ao ler a reportagem da Revista Aerovisão com o título que copiei acima, achei maravilhosa e mais um exemplo de vida em família para ser divulgado e servir de inspiração para muita gente. Além do irmão mais velho, dentro de uma família de sete filhos, quatro irmãos também seguiram a carreira militar na Força Aérea Brasileira, as decisões foram baseadas em determinação e estudo. Leia! Por Isis    " Preciso de um palco. Sem ele não sou nada”. A frase do pianista e compositor francês de óperas Georges Bizet, autor de clássicos como Carmen e Ivan IV, sintetiza a vida de quem trabalha com música. Todo músico vive uma simbiose com o curto momento em que as luzes se acendem, a orquestra começa, a plateia se emociona e, no final, os aplausos são a sequência do fechar das cortinas. Assim, o Segundo Sargento Músico Paulo César Ramos Rezende, 32 anos, lembra que foi em um palco um dos momentos mais importantes de sua carreira c
Hebreu Israelita Despertanto a Nação Eleita de Yah AS TRIBOS PERDIDAS DE YISRAEL FORAM ENCONTRADAS  – PARTE 1 – INTRODUÇÃO » MAPA DA ROTA DO TRÁFICO  DE ESCRAVOS 005 Fonte:  http://hebreuisraelita.wordpress.com