Pular para o conteúdo principal

A violência é um dos grandes males da África do Sul

A África do Sul não concluiu sua transição política e precisa de um novo impulso econômico. Dezoito anos depois da chegada ao poder do Congresso Nacional Africano, os acontecimentos na mina de Marikana, os mais cruéis desde então, mostram a necessidade de um segundo esforço para aprofundar a mudança que, desde o perdão e a convivência que defendia Nelson Mandela, pôs fim ao regime do "apartheid".

A notícia foi publicada no jornal El País e reproduzida pelo portal Uol, 23-08-2012.

A África do Sul tem no subsolo, entre outras riquezas, cerca de 80% das reservas de platina do mundo. Os 3 mil perfuradores da jazida de Marikana, ao norte de Joanesburgo, declararam há dias uma greve selvagem para tentar forçar que triplicassem seus salários. A exigência chegou em um mau momento para a empresa Lonmin, proprietária da mina, que está sendo obrigada a cortar gastos diante da queda do preço da platina - curiosamente, a greve o fez subir - causada pela suspensão da fabricação de automóveis na Europa devido à crise.

Em 10 de agosto já houve choques violentos entre representantes dos dois principais sindicatos em Marikana, que terminaram com a morte de dez pessoas, entre elas dois policiais. Na última quinta-feira (16), os 3 mil perfuradores, alguns armados com machados e paus, enfrentaram uma polícia mal preparada para a ocasião, que disparou, matando pelo menos 34 trabalhadores. A direção da Lonmin aqueceu ainda mais os ânimos ao salientar que os que não voltassem ao trabalho seriam demitidos, mas na última terça-feira (21), diante da pressão do governo, recuou.

A violência - junto com um desemprego de 25%, a desigualdade e a corrupção - é a pior praga do país. As medidas para conseguir que os negros participem mais de uma riqueza que continua essencialmente nas mãos dos brancos não funcionaram. Essa situação levou ao aumento dos pedidos de nacionalizações e à radicalização do discurso político. As empresas também têm que se adaptar muito mais à nova situação.

O presidente Jakob Zuma deve promover um novo capítulo que reduza a violência, atenue a tensão política e social e estabeleça novas bases econômicas, pois o desenvolvimento baseado na exportação de matérias-primas não é suficiente. A semana de luto que decretou por causa dessas mortes deve ser utilizada para uma reflexão geral.

Fonte: Revista IHU On-line

Comentários

  1. A África ainda está em guerra, mas o pior dos males são as doenças, uma delas o sarampo. Doe, infelizmente doe, ver uma criança morrer por sarampo, fome. Sou do Brasil, sou, mas legitimamente Africana, por isso fico indignada que no Brasil temos vacina para prevenção e na África não. A saúde dos meus irmãos africanos, dependem ainda de ajuda humanitária, é doloroso assitir a mais um vídeo, de morte na África, mas não pode continuar sendo tratado como uma atração dramática, deve ser tratado com remédios, com vacinas, com comida, com dignidade, a qual uma pessoa merece, que se esqueça o tratamento de criança africana, mas se trate como uma criança, que tem seus direitos defendidos na legislação da ONU, nas questões dos Direitos Humanos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vênus Negra (Vénus Noire)  Abdellatif Kechiche é um diretor primoroso, recentemente seu nome ganhou notoriedade com o " Azul é a Cor Mais Quente ", mas seus filmes anteriores são tão bons quanto. "Vênus Negra" baseado em fatos reais retrata a sordidez humana. Saartjie, a Vênus Hotentote, nascida em 1789 às margens do Rio Gamtoos, no atual Cabo Oriental, na África do Sul, é pertencente à família Khoisan, mais conhecida como bosquímanos. Uma das características das mulheres bosquímanas era a protuberância das nádegas, por excesso de gordura, fenômeno conhecido como esteatopigia. Ela foi serva da família Baartman, agricultores holandeses que moravam nas proximidades da Cidade do Cabo. Convidada e iludida para se apresentar em espetáculos em Londres a fim de adquirir dinheiro acaba sendo humilhada de diversas maneiras. A atriz cubana Yahima Torres deu vida a inocente Saartjie, seus olhares e silêncios nos dizem e emocionam muito, descobrimos um pouc
Unidos pelo sangue e pela farda Ao ler a reportagem da Revista Aerovisão com o título que copiei acima, achei maravilhosa e mais um exemplo de vida em família para ser divulgado e servir de inspiração para muita gente. Além do irmão mais velho, dentro de uma família de sete filhos, quatro irmãos também seguiram a carreira militar na Força Aérea Brasileira, as decisões foram baseadas em determinação e estudo. Leia! Por Isis    " Preciso de um palco. Sem ele não sou nada”. A frase do pianista e compositor francês de óperas Georges Bizet, autor de clássicos como Carmen e Ivan IV, sintetiza a vida de quem trabalha com música. Todo músico vive uma simbiose com o curto momento em que as luzes se acendem, a orquestra começa, a plateia se emociona e, no final, os aplausos são a sequência do fechar das cortinas. Assim, o Segundo Sargento Músico Paulo César Ramos Rezende, 32 anos, lembra que foi em um palco um dos momentos mais importantes de sua carreira c
Hebreu Israelita Despertanto a Nação Eleita de Yah AS TRIBOS PERDIDAS DE YISRAEL FORAM ENCONTRADAS  – PARTE 1 – INTRODUÇÃO » MAPA DA ROTA DO TRÁFICO  DE ESCRAVOS 005 Fonte:  http://hebreuisraelita.wordpress.com