Pular para o conteúdo principal

Pedro Noite

Por Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros 

Pedro Francisco da Silva Filho, morador do bairro Igara 3, trabalha atualmente na Assembleia Legislativa. No entanto, foi durante a infância, quando ainda residia na Rua Fab, na Vila Fernandes, que ele começou a se tornar Pedro Noite, personagem principal do livro homônimo de Caio Ritter.
-  Meu pai pediu a um ilustrador que desenhasse minha irmã e eu. O problema é que não consegui me enxergar na gravura. Eu não tinha a pele clara nem os cabelos quase lisos. Isso me causou um conflito interno. Um misto de raiva com decepção. Afinal, eu desejei ser como a figura no quadro. Ficava horas na frente do espelho com um pente tentando alisar o cabelo - comenta.
Pedro foi seminarista por seis anos. Formou-se em filosofia e, quando ia cursar teologia, acabou desistindo de se tornar padre. Ele, então, passou a lecionar no Colégio Bom Conselho, em Porto Alegre. Lá conheceu e se tornou amigo do professor e escritor Caio Ritter.
- No período das comemorações do centenário da Abolição da Escravatura, já engajado no movimento negro, passei a ministrar várias palestras. Foi daí que o Caio interessou-se pela história do quadro. A ideia ficou engavetada por alguns anos até o livro ser publicado - explica.
Pedro Noite visita escolas e conta de forma descontraída a sua história aos alunos:
- Me preocupo em divulgar a filosofia negra. Precisamos ir além das questões folclóricas, manter as pessoas alertas sobre o racismo, infelizmente, ainda presente em nossa sociedade. Um encontro entre o menino Pedro Noite e o homem Pedro Francisco, ambos mostrando o orgulho de serem negros.
Tive o prazer de acompanhar o trabalho do Pedro em uma das escolas onde atuamos juntos em uma Feira do Livro. Quem quiser agendar uma visita é só entrar em contato pelo e-mail pedroaxe@ig.com.br. O livro Pedro Noite, escrito por Caio Ritter e ilustrado por Mateus Rios, encontra-se à venda nas livrarias.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/maiscanoas/?topo=13,1,1,,,1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vênus Negra (Vénus Noire)  Abdellatif Kechiche é um diretor primoroso, recentemente seu nome ganhou notoriedade com o " Azul é a Cor Mais Quente ", mas seus filmes anteriores são tão bons quanto. "Vênus Negra" baseado em fatos reais retrata a sordidez humana. Saartjie, a Vênus Hotentote, nascida em 1789 às margens do Rio Gamtoos, no atual Cabo Oriental, na África do Sul, é pertencente à família Khoisan, mais conhecida como bosquímanos. Uma das características das mulheres bosquímanas era a protuberância das nádegas, por excesso de gordura, fenômeno conhecido como esteatopigia. Ela foi serva da família Baartman, agricultores holandeses que moravam nas proximidades da Cidade do Cabo. Convidada e iludida para se apresentar em espetáculos em Londres a fim de adquirir dinheiro acaba sendo humilhada de diversas maneiras. A atriz cubana Yahima Torres deu vida a inocente Saartjie, seus olhares e silêncios nos dizem e emocionam muito, descobrimos um pouc
Unidos pelo sangue e pela farda Ao ler a reportagem da Revista Aerovisão com o título que copiei acima, achei maravilhosa e mais um exemplo de vida em família para ser divulgado e servir de inspiração para muita gente. Além do irmão mais velho, dentro de uma família de sete filhos, quatro irmãos também seguiram a carreira militar na Força Aérea Brasileira, as decisões foram baseadas em determinação e estudo. Leia! Por Isis    " Preciso de um palco. Sem ele não sou nada”. A frase do pianista e compositor francês de óperas Georges Bizet, autor de clássicos como Carmen e Ivan IV, sintetiza a vida de quem trabalha com música. Todo músico vive uma simbiose com o curto momento em que as luzes se acendem, a orquestra começa, a plateia se emociona e, no final, os aplausos são a sequência do fechar das cortinas. Assim, o Segundo Sargento Músico Paulo César Ramos Rezende, 32 anos, lembra que foi em um palco um dos momentos mais importantes de sua carreira c
Hebreu Israelita Despertanto a Nação Eleita de Yah AS TRIBOS PERDIDAS DE YISRAEL FORAM ENCONTRADAS  – PARTE 1 – INTRODUÇÃO » MAPA DA ROTA DO TRÁFICO  DE ESCRAVOS 005 Fonte:  http://hebreuisraelita.wordpress.com