Pular para o conteúdo principal

Advogada apadrinha quatro irmãos e muda de vida em Araraquara, SP

Roberto, Rodrigo, Rivaldo e Rogério são tratados como filhos pela família.
Família trocou de carro e de casa para receber garotos.

Manoela Marques Do G1 Araraquara e Região
9 comentários
Advogada apadrinha quatro garotos de orfanato em Araraquara (Foto: Manoela Marques/G1)Família reunida à mesa para orações e jantar de
quarta-feira à noite (Foto: Manoela Marques/G1)
“Fora da caridade não há salvação” é o ensinamento que a família Violante tirou das orações da última quarta-feira, dia da semana no qual se reúnem à mesa para rezar, conversar e jantar. Mãe, pai, filha – o outro filho estuda em outra cidade - e mais quatro irmãos de 10, 12, 15 e 16 anos, moradores de um orfanato, que foram apadrinhados pelo casal, terminam o ritual semanal antes de atender a reportagem do G1.
A rotina é a mesma desde novembro de 2009, quando a advogada Rosangela Aparecida Evangelista Violante acordou, mais tarde que o marido, o juiz Carlos Alberto Violante, e encontrou na mesa do café um jornal deixado por ele com uma reportagem em destaque. O texto tratava de um projeto da Vara da Infância e Juventude de Araraquara chamado “Amigo é para essas coisas”, em que mostrava casais que apadrinharam adolescentes ou crianças de orfanatos, dando-lhes algum tipo de ajuda como escola, bens materiais ou simplesmente carinho.
Rosangela não pensou muito e marcou uma entrevista. Estava decidida e “queria um molecão”. A assistente social, ao analisar o perfil do casal e mesmo sabendo que procuravam apenas um menino, não hesitou em indicar dois garotos que viviam no Orfanato Renascer: Roberto e Rodrigo. “Quem apadrinha um, apadrinha dois”, relembra a advogada, que marcou logo um passeio para toda a família.
Durante o encontro, em um evento musical do Sesc Araraquara, Roberto, o mais velho, fez um pedido que mudaria para sempre a vida de oito pessoas: “tia, posso trazer meus dois irmãos mais novos no próximo passeio?”
“Tratei logo de agendar um domingo em Bueno de Andrada (distrito famoso na região pelas coxinhas) para comer coxinha com esses quatro e não desgrudamos nunca mais”, conta a madrinha. Nascia então uma história de amor e doação entre Rosangela e os quatro R's. Roberto, Rodrigo, Rivaldo e Rogério ganharam uma nova família às quartas-feiras, aos finais de semana, em todos os feriados e viagens de férias que viriam a seguir.
Vida em família
O primeiro passo dos Violante para começar a receber os quatro garotos em casa foi trocar o carro para um veículo maior. Em seguida, mudaram-se para um condomínio onde a residência tem mais quartos. “Fizemos tudo pensando em dar o maior conforto possível quando eles vêm nos visitar e também durante nossas viagens”, explica Rosangela.
Mesmo morando no orfanato, os garotos têm seus espaços na residência da família, além de escola particular, cursos e incentivo à prática de esportes. “Estamos aqui para tudo que eles precisarem”, explica a madrinha.
Advogada apadrinha quatro garotos de orfanato em Araraquara (Foto: Manoela Marques/G1)Rosangela com a filha e os garotos, que considera
como da família (Foto: Manoela Marques/G1)
Constantemente, o casal viaja para Valinhos, a terra natal, onde possuem um sítio com lago, e também onde moram as mães e todos os irmãos. “Antes de morar em Araraquara nossa vida era lá. Por isso, voltamos em todas as oportunidades” diz Rosangela. A união da família, no entanto, é um mérito dos quatro R's.
Segundo a advogada, tal como em muitas famílias, também havia alguns desentendimentos e relações abaladas. Após a chegada dos garotos, tudo se transformou. “Nosso primeiro Ano Novo com eles foi o melhor de nossas vidas. Hoje posso dizer que temos uma família perfeita. Todo mundo se uniu novamente. É algo impressionante”, emociona-se. A paz, no entanto, só existe quando eles estão por perto. “Não podemos chegar lá sem os meninos. Vira confusão”, brinca a madrinha.
Amor de mãe
Rosangela não consegue responder a uma única pergunta sobre os garotos sem colocar um sorriso nos lábios, exatamente como quando fala dos dois filhos de sangue. Ana Flávia, de 15 anos, e João Leonardo, de 21, dividem espaço no coração da supermãe com os quatro R's sem nenhum problema. “Eles são especiais demais pra mim. Adoro brincar e dividir tudo com todos eles”, afirma Ana, a “princesa da casa”, como é chamada pela mãe.
Essa, por sua vez, se intitula a rainha. “Tenho um monte de guarda-costas e me sinto bem no meio deles. É uma energia incrível.” A energia parece ser recíproca, pois o nome de Rosangela está confirmado para a festa do Dia das Mães na escola dos garotos. “Eles não pensam duas vezes em me convidar. Lá vou eu chorar de monte recebendo as homenagens.”
A madrinha dos garotos explica que o único objetivo da família ao apadrinhar os meninos foi dar a eles um pouco de alegria e felicidade. Ela não esperava que a mudança fosse tão grande. “Posso dizer com toda certeza que eles fizeram muito mais bem a mim do que eu a eles. Os abraços deles não tem como pagar.”
Advogada apadrinha quatro garotos de orfanato em Araraquara (Foto: Manoela Marques/G1)Família reunida no sofá de casa durante encontro de quarta-feira à noite (Foto: Manoela Marques/G1)

Comentários

  1. A música do cantor Lulu Santos, “Toda Forma de Amor”(citada abaixo), na minha opinião, se encaixa com a realidade de muitos casais brasileiros, que decidem compartilhar o afeto já existente em família e a educação baseada em se viver com dignidade e persistência com crianças e jovens que não vivenciam esta realidade.
    Eu também quero um dia, ofertar o carinho que minha família tem, para outras crianças.


    Toda Forma de Amor
    Lulu Santos

    Eu não pedi pra nascer
    Eu não nasci pra perder
    Nem vou sobrar de vítima
    Das circunstâncias
    Eu tô plugado na vida
    Eu tô curando a ferida
    Às vezes eu me sinto
    Uma bala perdida

    Você é bem como eu
    Conhece o que é ser assim
    Só que dessa história
    Ninguém sabe o fim
    Você não leva pra casa
    E só traz o que quer
    Eu sou teu homem
    Você é minha mulher

    E a gente vive junto
    E a gente se dá bem
    Não desejamos mal a quase ninguém
    E a gente vai à luta
    E conhece a dor
    Consideramos justa toda forma de amor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vênus Negra (Vénus Noire)  Abdellatif Kechiche é um diretor primoroso, recentemente seu nome ganhou notoriedade com o " Azul é a Cor Mais Quente ", mas seus filmes anteriores são tão bons quanto. "Vênus Negra" baseado em fatos reais retrata a sordidez humana. Saartjie, a Vênus Hotentote, nascida em 1789 às margens do Rio Gamtoos, no atual Cabo Oriental, na África do Sul, é pertencente à família Khoisan, mais conhecida como bosquímanos. Uma das características das mulheres bosquímanas era a protuberância das nádegas, por excesso de gordura, fenômeno conhecido como esteatopigia. Ela foi serva da família Baartman, agricultores holandeses que moravam nas proximidades da Cidade do Cabo. Convidada e iludida para se apresentar em espetáculos em Londres a fim de adquirir dinheiro acaba sendo humilhada de diversas maneiras. A atriz cubana Yahima Torres deu vida a inocente Saartjie, seus olhares e silêncios nos dizem e emocionam muito, descobrimos um pouc
Unidos pelo sangue e pela farda Ao ler a reportagem da Revista Aerovisão com o título que copiei acima, achei maravilhosa e mais um exemplo de vida em família para ser divulgado e servir de inspiração para muita gente. Além do irmão mais velho, dentro de uma família de sete filhos, quatro irmãos também seguiram a carreira militar na Força Aérea Brasileira, as decisões foram baseadas em determinação e estudo. Leia! Por Isis    " Preciso de um palco. Sem ele não sou nada”. A frase do pianista e compositor francês de óperas Georges Bizet, autor de clássicos como Carmen e Ivan IV, sintetiza a vida de quem trabalha com música. Todo músico vive uma simbiose com o curto momento em que as luzes se acendem, a orquestra começa, a plateia se emociona e, no final, os aplausos são a sequência do fechar das cortinas. Assim, o Segundo Sargento Músico Paulo César Ramos Rezende, 32 anos, lembra que foi em um palco um dos momentos mais importantes de sua carreira c
Hebreu Israelita Despertanto a Nação Eleita de Yah AS TRIBOS PERDIDAS DE YISRAEL FORAM ENCONTRADAS  – PARTE 1 – INTRODUÇÃO » MAPA DA ROTA DO TRÁFICO  DE ESCRAVOS 005 Fonte:  http://hebreuisraelita.wordpress.com