Pular para o conteúdo principal
Bom dia, gostaria de compartilhar a enquete que achei na Zero Hora:

Tema para debate: a idade e a sabedoria

Antônio Mesquita Galvão*

No passado, idade era sinônimo de experiência e sabedoria. Os sábios e os filósofos, por exemplo, são sempre retratados como homens idosos, de cabelos e barbas brancas, passo lento e voz pausada. Por isso eram respeitados e venerados como paradigmas da sociedade. Cabelo branco era sinônimo de distinção.

Idade sempre foi sinônimo de experiência, o que levou o personagem Martin Fierro a afirmar que "o diabo sabe mais por ser velho do que por ser diabo".

Você concorda com a tese de que os jovens da era digital têm pouco respeito pelos velhos?
Hoje isto se inverteu. Neste início de século 21 por dominarem as tecnologias da informática, da web, dos computadores e dos celulares de última geração, crianças, adolescentes e jovens se converteram na figura arrogante, e nem sempre simpática, do "sabe tudo". Há tempos li uma cronista falar em "anões intelectuais", referindo-se a esses sabichões mirins que gostam de exibir domínio, e que numa reunião com os adultos costumam falar alto e polarizar o assunto para demonstrar sua sapiência.

O fato é que a maioria dos jovens hoje tem pouco respeito pelos velhos (e sua sabedoria), ridicularizando-os. Não sabem eles que, se sobreviverem, um dia serão idosos com todas as limitações que a idade impõe. Em consequência desse confronto, muitos idosos desprezam os jovens, afirmando que eles são superficiais e não sabem nada de consistente.

A idade, segundo os idosos, é algo irrelevante segundo algumas profecias autorrealizáveis, que mostram pessoas de sessenta ou oitenta anos com excepcionais condições de vida com qualidade. Niemeyer, com mais de cem anos está aí para confirmar essas assertivas. Muitas empresas modernas preferem aposentados para qualificar seus quadros de executivos empreendedores.

De outro lado, alguns jovens de dezoito, vinte ou trinta anos revelam perfis desestruturados e pouco amadurecidos, adultos ainda presos à saia da mãe, à carteira do pai ou à mesada da esposa. Esses foram "castrados" pelos pais, impedidos de crescer, gerando uma falsa acomodação de quem, em muitos casos não sabe aonde ir.

Apesar de as leis nacionais decretarem que após os sessenta anos as pessoas são idosas (Estatuto do Idoso) na prática, a despeito das limitações de alguns, a grande maioria se revela ativa, interessada e operadora. Não se pode generalizar. Existem sessentões que sofrem com a saúde e a inatividade, mas outros, a maioria quem sabe, estão aí para demonstrar que a vida não está no físico, mas naquilo que a cabeça elabora. O ser humano envelhece quando perde os referenciais da esperança, do entusiasmo e dos ideais.

No passado, depois do 40 anos, um indivíduo era considerado velho; hoje, aos 70, faz coisas que até Deus duvida.

* Filósofo e escritor 

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2012/04/tema-para-debate-a-idade-e-a-sabedoria-3726745.html





Eis a minha opinião:
Concordo, e realmente a criação ainda é a base de tudo, onde os pais não respeitam seus parentes mais velhos e hoje em dia, os pais não respeitam nem os professores, porque as crianças e jovens vão fazer? Estas “pessoas” seguem suas vidas sem dar valor algum para pessoas de mais idade, e sabe-se lá quando vão aprender que agem e pensam incorretamente e que talvez seus filhos os esqueçam, quando menos esperar.  Exemplos atuais, os jovens andam na rua ou calçadas em grupo e não concedem espaço, forçando os carros e pedestres a desviar para não haver colisões. Na faculdade os pais que correm nos 45minutos do segundo tempo, para conseguir comprovante de matrícula para ser apresentado no estágio e acabam brigando nos setores aos invés do filho ter verificado e se planejado. Atualmente parece que educar os filhos, com virtudes e consciência, já não é mais importante, o que importa é como ganhar dinheiro, como se relacionar com gente influente, e andar na moda.
Por Isis Alves




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vênus Negra (Vénus Noire)  Abdellatif Kechiche é um diretor primoroso, recentemente seu nome ganhou notoriedade com o " Azul é a Cor Mais Quente ", mas seus filmes anteriores são tão bons quanto. "Vênus Negra" baseado em fatos reais retrata a sordidez humana. Saartjie, a Vênus Hotentote, nascida em 1789 às margens do Rio Gamtoos, no atual Cabo Oriental, na África do Sul, é pertencente à família Khoisan, mais conhecida como bosquímanos. Uma das características das mulheres bosquímanas era a protuberância das nádegas, por excesso de gordura, fenômeno conhecido como esteatopigia. Ela foi serva da família Baartman, agricultores holandeses que moravam nas proximidades da Cidade do Cabo. Convidada e iludida para se apresentar em espetáculos em Londres a fim de adquirir dinheiro acaba sendo humilhada de diversas maneiras. A atriz cubana Yahima Torres deu vida a inocente Saartjie, seus olhares e silêncios nos dizem e emocionam muito, descobrimos um pouc
Unidos pelo sangue e pela farda Ao ler a reportagem da Revista Aerovisão com o título que copiei acima, achei maravilhosa e mais um exemplo de vida em família para ser divulgado e servir de inspiração para muita gente. Além do irmão mais velho, dentro de uma família de sete filhos, quatro irmãos também seguiram a carreira militar na Força Aérea Brasileira, as decisões foram baseadas em determinação e estudo. Leia! Por Isis    " Preciso de um palco. Sem ele não sou nada”. A frase do pianista e compositor francês de óperas Georges Bizet, autor de clássicos como Carmen e Ivan IV, sintetiza a vida de quem trabalha com música. Todo músico vive uma simbiose com o curto momento em que as luzes se acendem, a orquestra começa, a plateia se emociona e, no final, os aplausos são a sequência do fechar das cortinas. Assim, o Segundo Sargento Músico Paulo César Ramos Rezende, 32 anos, lembra que foi em um palco um dos momentos mais importantes de sua carreira c
Hebreu Israelita Despertanto a Nação Eleita de Yah AS TRIBOS PERDIDAS DE YISRAEL FORAM ENCONTRADAS  – PARTE 1 – INTRODUÇÃO » MAPA DA ROTA DO TRÁFICO  DE ESCRAVOS 005 Fonte:  http://hebreuisraelita.wordpress.com